O Primeiro Portal de Relações Públicas da Bahia

Editora-chefe:
Esp. Márcia Carvalhal

Colaboradores:
Ms. Carolina Terra
Fabiana Begnini
Patrícia Zawascki
Carla Sampaio

Conselho Editorial:
Ms. Cida Ferraz
Esp. Marcello Chamusca

Comissão Científica :
Dr. Fábio França
Dr. Wilson Bueno
Dra. Maria José C. Oliveira
Dr. Marcial Murciano
Dr. Gerardo Albarrán

Edição e Diagramação:
Esp. Marcello Chamusca

Edições anteriores:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

 

Existem RPs que fazem e RPs que criticam
o que é feito. Em que grupo você está?

Um grande comunicador brasileiro, recentemente, numa dessas listas de discussão que se espalharam pela Internet, observou, do alto da sua sabedoria, que existem dois tipos de pessoas: as que fazem e as que ficam apenas falando, criticando tudo, não conseguem construir nada, vivem em função dos outros.

Refletindo sobre as palavras deste grande mestre e relacionando-as com a turma dos relações públicas choramingões brasileiros, que adoram essas listinhas de discussão para fazerem sua terapia de grupo, choramingar à vontade, e aproveitar para pegar no pé dos que desprezam a prática do choramingo e partem para realizar as transformações que a nossa categoria espera que sejam realizadas, percebi que este conceito pode se adequar perfeitamente a nossa realidade.

Mas o citado comunicador observou que sempre preferiu ficar no primeiro grupo, o dos que fazem, porque, segundo ele, lá tem muito menos concorrência. “O outro lado tem um montão de gente, cada vez mais”, brinca. Comungamos desta mesma idéia e como aquele grande mestre da comunicação empresarial brasileira também preferimos o grupo dos que fazem, pois além de ter menos concorrência, como ele diz, é muito mais confortável para os que têm caráter.

E você, em que grupo prefere estar?

Marcello Chamusca
Diretor do Portal RP-Bahia

Marcia Carvalhal
Editora-chefe da RP em Revista

 

Portal RP-Bahia Capa Opinião Entrevista RP em Foco Especial do mês Espaço do Internauta Entre em contato Espaço do Internauta Artigos acadêmicos Especial do mês RP em Foco Entrevista Opinião Capa