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RELAÇÕES PÚBLICAS DO BRASIL 2009
 
 
NOTÍCIAS

» Confira a relação dos finalistas da quarta edição do Prêmio Relações Públicas do Brasil

» Primeira fase da quarta edição do Prêmio Relações Públicas do Brasil finaliza com número recorde de indicações

» Waldyr Gutierrez Fortes é o grande homenageado da quarta edição do Prêmio Relações Públicas do Brasil

» INTERCOM, ABRP e ABRAPCORP apóiam a quarta edição do Prêmio Relações Públicas do Brasil

 

Normas gerais

Art. 1º - O Prêmio Relações Públicas do Brasil (PRPB) foi instituído pela Coordenação da Campanha Nacional de Valorização da Profissão de Relações Públicas, no ano de 2006, com o apoio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e reger-se-á pelas normas estabelecidas neste regulamento. Desde a primeira edição, a cerimônia de premiação faz parte da programação oficial do Congresso da INTERCOM. Em 2006 (Brasília/DF) e 2007 (Santos/SP), a premiação fez parte de uma agenda de ações práticas de intervenção na realidade da Campanha Nacional de Valorização da Profissão de Relações Públicas. Desde a terceira edição passou a integrar as ações permanentes do Portal RP-Bahia que visam a valorização dos profissionais da área.

Art. 2º - O PRPB tem intuito exclusivo de valorizar os profissionais da área e por isso não tem fins lucrativos. Não se propõe a avaliar atividades profissionais ou distinguir os melhores Relações-Públicas pela sua atuação no mercado, mas reconhecer a dedicação daqueles profissionais que contribuem significativamente para a valorização da profissão de relações públicas, difundindo-a na sociedade.

Art. 3º - Caberá à coordenação da premiação, vinculada ao Portal RP-Bahia, promotor do certame, a responsabilidade pela organização de todos os eventos relacionados à preparação e à entrega do Prêmio Relações Públicas do Brasil na sua quarta edição, a se realizar no ano de 2009.


Os elegíveis

Art. 4º - Todo profissional de relações públicas, devidamente registrado no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (CONRERP), que esteja exercendo a profissão nas vertentes de mercado ou acadêmica, e cuja contribuição seja notória para a valorização da profissão em nosso país, está apto a indicação e eleição no concurso.


O concurso

Art. 5º - O concurso se dará em duas fases. Na primeira, os internautas indicarão livremente, a partir do site oficial do prêmio na Internet, nomes de profissionais, nas quatro categorias instituídas, durante o período determinado.

§ 1º. Não serão recebidas indicações fora do prazo estabelecido neste regulamento.

§ 2º. Caso o nome de algum profissional seja indicado na categoria considerada inadequada, a indicação continuará sendo computada e direcionada para a categoria correta.

Art. 6º - Na segunda fase do concurso será realizada uma enquete pública, em nível nacional, também por meio da Internet, em que a comunidade poderá votar nos profissionais selecionados, pelo critério do número de indicações obtidas na primeira fase, nas quatro categorias instituídas.

§ 1º. Cada pessoa só poderá votar uma vez em cada categoria. O sistema de votação solicitará o CPF do internauta para liberar sua votação.


Categorias

Art. 7º - As indicações (primeira fase) e os votos (segunda fase) poderão ser feitos pelos internautas, considerando as seguintes categorias:

I. Profissional de Mercado.
II. Professor(a) Pesquisador(a).
III. In memorian.
IV. Profissional Revelação.

Art. 8º - Desde a segunda edição foi instituída a distinção “Amigo das Relações Públicas”, para homenagear profissionais de outras áreas, que deram provas públicas de que valorizam e respeitam a profissão e os profissionais de RP.

Art. 9º - Haverá ainda a possibilidade de ser conferida a Medalha 2 de Dezembro, horária máxima do certame, a alguma personalidade de destaque na valorização da profissão no Brasil.


Julgamento

Art. 10º - O Prêmio Relações Públicas do Brasil é um concurso realizado através de Júri Popular, pela Internet. Neste sentido, o julgamento é feito pela comunidade de estudantes e profissionais de relações públicas e áreas afins de todo o país.

Art. 11º - A possível escolha de uma personalidade para receber a Medalha 2 de Dezembro será feita por uma Comissão de Notáveis, composta por cerca de 30 ou mais autoridades acadêmicas e de mercado, bem como por representantes das entidades de classe.

§ 1º. A decisão do Júri Popular, bem como da Comissão de Notáveis é soberana, não sendo aceito qualquer tipo de recurso.


O resultado

Art. 12º - Os nomes dos vencedores do PRPB 2009 somente serão divulgados publicamente durante a solenidade de entrega da premiação, que fará parte da programação oficial do Congresso da INTERCOM, em 6 de setembro de 2009, na cidade de Curitiba/PR.

Art. 13º - Se houver um(a) homenageado(a) com a Medalha 2 de Dezembro, este(a) será divulgado(a) com antecedência, antes do final da segunda fase do concurso.


A premiação

Art. 14º – As distinções distribuídas serão:

I. Troféu e certificado para os vencedores das quatro categorias;
II. Medalha e menção honrosa para os segundos colocados nas categorias Profissional de Mercado e Professor(a) Pesquisador(a);
III. Menções honrosas aos segundos colocados nas categorias in memorian e Profissional Revelação;
IV. Menções honrosas aos terceiros colocados nas categorias Profissional de Mercado e Professor(a) Pesquisador(a);
V. Certificado para todos os classificados para a segunda fase do concurso;
VI. Placas e certificados para os “Amigos das Relações Públicas”;
VII. Medalha 2 de Dezembro.


Datas

Art. 15º - A primeira fase, em que serão recebidas as indicações dos profissionais, será iniciada no dia 4 de maio, e encerra-se, impreterivelmente, no dia 21 de junho de 2009.

Art. 16º - A segunda fase, em que se dará a eleição dos vencedores em cada categoria, se iniciará no dia 29 de junho, e encerra-se no dia 16 de agosto de 2009.

Art. 17º - A solenidade de entrega do Prêmio Relações Públicas do Brasil será realizada no dia 6 de setembro de 2009.


Disposições finais

Art. 18º - Este Regulamento foi criteriosamente elaborado pela coordenação da premiação e submetido a críticas e sugestões de profissionais de todo o pais, que compõem a Comissão de Notáveis da Premiação, e só poderá ser revisado ou alterado nesta edição, caso a coordenação julgue extremamente necessário, para que se garanta integralmente o cumprimento dos objetivos do Prêmio Relações Públicas do Brasil.

Art. 19º - As questões que não estiverem previstas neste regulamento serão dirimidas pela coordenação, que ouvirá, quando necessário, a opinião da Comissão de Notáveis e dos representantes da INTERCOM, instituição apoiadora do certame.

 
     
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