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CAMPANHA NACIONAL DE VALORIZAÇÃO
DA PROFISSÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
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SALA DE IMPRENSA
APRESENTAÇÃO AÇÕES
2006
AÇÕES
2007
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RELAÇÕES PÚBLICAS DO BRASIL - VOLUME I
 
EVENTO DE LANÇAMENTO

O lançamento do primeiro volume do livro Relações Públicas do Brasil está programado para acontecer em 25 de julho de 2007, na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia. Aguarde divulgação oficial.

APRESENTAÇÃO

As bases de uma profissão estão, definitivamente, nos seus referenciais humanos. Nos homens e mulheres que dedicam suas vidas a ela e a fazem parecer grande e importante para o conjunto da sociedade. Quando tratamos da profissão de Relações Públicas no Brasil, essas referências se tornam ainda mais importantes, uma vez que se percebe a existência de um sentimento generalizado por parte dos estudantes e profissionais de falta de reconhecimento do mercado e da sociedade de um modo geral em relação à profissão.

Neste sentido, acreditamos que conhecer a história das Relações Públicas no Brasil, a partir da biografia dos principais profissionais da área, pode contribuir significativamente para que a comunidade de estudantes e profissionais possa avançar, influenciada pelas histórias de sucesso desses grandes mestres.

Baseados nesta idéia, resolvemos tornar real o sonho do prof. Luiz Gonzaga, da Universidade Federal de Alagoas, de promover um concurso que pudesse resgatar os grandes nomes das Relações Públicas no nosso país e dar-lhes a visibilidade que mereciam. Projetamos então a realização do Prêmio Relações Públicas do Brasil dentro da agenda de intervenção prática na realidade da campanha nacional de valorização da profissão de Relações Públicas, coordenada pelo Portal RP-Bahia (portal que dirigimos na Internet), com o apoio institucional do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP), de vários Conselhos Regionais (CONRERPs), da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), dos sites Portal de RP e Transmarketing e Portal Mundorep, além de mais de 50 instituições e 700 estudantes e profissionais de todo o Brasil.

O concurso teve o formato de uma grande pesquisa nacional e foi projetado para duas etapas de sondagens. Na primeira etapa, a comunidade fez indicações de nomes para as categorias disponibilizadas, através de um formulário on-line disponibilizado na Central da Campanha, dentro do Portal RP-Bahia, para o concurso. Foram destacados os dez nomes mais lembrados de cada categoria para a segunda etapa. Na segunda etapa, a comunidade votou pela Internet para eleger entre os dez candidatos selecionados em cada categoria, o mais importante relações públicas do Brasil.

A primeira etapa foi lançada durante a conferência de apresentação da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas que realizamos dentro da programação oficial do maior e mais importante evento da área de relações públicas em todo o mundo no ano de 2006, o 3rd. World Public Relations Festival (III Congresso Mundial de Relações Públicas), que se realizou no auditório principal do Centro de Convenções Ulissys Guimarães, em Brasília/DF, no dia 28/06/2006. Esta etapa foi encerrada exatamente um mês depois, no dia 28/07/2006 e durante os 30 dias em que o formulário de indicações permaneceu disponível, foram recebidas mais de 400 indicações, para cerca de 50 profissionais diferentes, entre as três categorias da premiação.

A segunda etapa, em que contabilizamos os votos dos dez mais lembrados na primeira etapa em cada categoria, se deu de 04 a 31/08/2006. Foram mais de 6 mil votos computados. O resultado final só foi revelado na cerimônia de entrega da premiação realizada na Universidade Federal de Brasília (UnB), dia 08/09/2006, às 17h, no anfiteatro 15, dentro da programação oficial do Congresso da INTERCOM 2006, com a presença de alguns dos mais reconhecidos profissionais da área no país.

Prestigiaram a cerimônia ninguém menos que Roberto Porto Simões, Margarida Kunsch, Cláudia Moura, Cicília Peruzzo, Fábio França, Cleuza Cesca, Roberto Fonseca Vieira, Sonia Cabestré, Elizabeth Pazzito Brandão, João José Curvello, Maria Aparecida Ferrari, Rudimar Baldissera, Luiz Alberto de Farias, Luiz Gonzaga, Maria José da Costa Oliveira, Ana Lúcia Novelli, Terezinha Andrade Leal, Angelina Gonçalves, dentre outros profissionais consagrados no cenário nacional e internacional.

O Prêmio Relações Públicas do Brasil foi notícia nos principais sites e portais da área de comunicação e Relações Públicas da Internet Brasileira. Foram mais de 30 matérias publicadas em cerca de 70 dias, o que dá uma média de quase uma matéria a cada dois dias. Além disso, a premiação foi foco de reportagens e artigos de estudantes e professores de faculdades brasileiras (em Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Maceió, São Luis, Recife e Salvador), além de instituições estrangeiras como a Revista Internacional PoRtraits, dirigida pela APERPEC, de Portugal.

Se todas essas informações não puderem dar a dimensão da repercussão que a primeira edição do Prêmio Relações Públicas do Brasil teve em todo o país, certamente o fato de ter sido lançado oficialmente num fórum internacional, o 3rd World Public Relations Festival, o maior e mais importante evento da área de Relações Públicas do ano de 2006 em todo o mundo, e o fato de ter a sua cerimônia de encerramento incluída na programação oficial do Congresso da INTERCOM 2006, com a presença de tantas personalidades da área, foram demonstrações de força muito grande deste certame que já nasceu com o aval de alguns dos mais importantes profissionais e da maior e mais importante instituição da área de comunicação do país.

Ao projetar o Prêmio Relações Públicas do Brasil, no entanto, percebemos a necessidade de desenvolver algo que pudesse dar visibilidade e imortalizar não só o concurso como os seus finalistas e vencedores, eleitos através de júri popular, realizado em nível nacional, pela Internet.

A idéia do livro então surgiu como o elemento que faltava para complementar a ação da premiação, pois este seria, de fato, um instrumento que nos permitiria a consecução dos nossos objetivos principais que são os de resgatar, valorizar e imortalizar a memória dos profissionais de Relações Públicas brasileiros que dedicaram ou ainda dedicam suas vidas a profissão, dando importantes contribuições para o desenvolvimento da atividade de Relações Públicas no nosso país.

Vale lembrar que este é o primeiro volume de uma obra concebida em dois volumes. Este primeiro contemplará a biografia dos três vencedores do Prêmio Relações Públicas do Brasil, nas suas respectivas categorias: Candido Teobaldo de Souza Andrade, na categoria Contribuição Histórica (in memorian); Roberto José Porto Simões, na categoria Professor Pesquisador; e Carlos Eduardo Mestieri, na categoria Profissional de Mercado.

As histórias por nós aqui contadas são apenas um olhar singular, agudo e ligeiramente despretensioso sobre esses três mestres que tanto vem inspirando estudantes e profissionais da área ao longo das suas vidas, de muitas lutas, mas também de muitos sucessos. É, de fato, uma compilação de informações sobre as suas carreiras profissionais, mas também das suas histórias de vida, de depoimentos de discípulos, colegas e amigos, sobre experiências vividas e momentos que marcaram com as suas genialidades a vida de cada um deles.

Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal